De TUDO um pouco... mas nem tanto!

Este é o Blog de Alexandre Cartianu. Ele sempre estará em manutenção (o blog!), por isso, não se incomode. Sinta-se em casa! Relaxe, fique à vontade para participar e colaborar. Aproveite muito, divirta-se e fique bem... SEMPRE!

My Photo
Name:
Location: Campinas, SP, Brazil

Saturday, March 17, 2007



Algumas Jeannes de Paris - Há um museu dedicado a esta grande heroína francesa
que virou santa. O museu fica em Rouen, e o site dele é : www.jeanne-darc.com



Hotéis e Albergues em que fiquei... Novotel, Ibis, Confort, Bureau des Voyages de La Jeunesse, Auberge Jules Ferry

Nice, dans la Gare de Lyon, à Paris

Friday, March 16, 2007


Gare de Lyon
Foi por aqui que entrei em Paris, vindo de Nice, no litoral da França. Mais barata que Nice, e ainda assim muito cara, Paris é uma cidade eminentemente turística! O movimento nas Gares, ou estações de trem, é enorme e contínuo. A Gare de Lyon, na minha opinião, é uma das mais bonitas estações de Paris. Nela, trens e metrôs se encontram, levando pessoas de todos os países vizinhos para Paris, pela cidade e pela França, e vice-versa. No saguão principal da Gare de Lyon, podemos ver também pinturas belíssimas de todas as regiões da França, em murais que cobrem as paredes atrás dos guichês de venda de passagens! A estação é ricamente ornamentada, fica próxima ao Senna, é cercada de grandes hotéis e fica sobre o tunel no qual acidentou-se a Princesa Diana.

Les Fontaines Publiques à Paris

Paris têm muitas fontes públicas, com água potável e gratuita! Foi um achado surpreendente para mim, que não tinha muito dinheiro quando fui para lá nessa primeira viagem, e evitei gastar comprando garrafas e garrafas de água mineral.
As fontes se encontram nas grandes praças, turísticas ou não, e em algumas esquinas também, próximas a lugares históricos e bastante visitados. Um turista desavisado pode comprar sem perceber, no Jardin des Tuilleries, garrafas de água mineral ao lado de fontes públicas gratuitas! Há as fontes correntes, como essa da foto, mas também as de torneira, de botão e de manivela! Ou seja, é muito interessante a variedade de fontes das quais podemos nos servir.
Quem diria que, enquanto o Brasil possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, eu encontraria no Velho Mundo um sistema de fornecimento de água potável tão prático e útil? Valeu essa foto, e muitas outras! Essas fontes realmente salvaram minha vida, hahaha!

Le Palais de La Femme

Le Palais de La Femme foi a primeira foto que fiz de minha primeira viagem à Europa...
É um monumento histórico da França, um abrigo parisiense, de 1900, para mulheres desamparadas e jovens mães.
Às vezes, é nos detalhes que encontramos a verdadeira essência. A essência do ser humano é sua HUMANIDADE, ou seja, a capacidade de amar o próximo.
Este abrigo é um monumento a essas pessoas incríveis, que amaram as mulheres também nos momentos difíceis, pois amar plenamente é ajudar, cuidar, proteger e respeitar.
E eu, apaixonado, realmente fiquei muito feliz de escolher esta como minha primeira foto, porque na cidade-luz que é Paris, minha luz me levou diretamente ao amor, à mulher, e a esta casa maravilhosa que é Le Palais de La Femme!