LE CIRQUE em Campinas
A Troupe Per Tutti esteve neste fim de semana com os artistas do Le Cirque, circo tradicional familiar que honra a cidade de Campinas com sua visita, e espetáculos de grande qualidade!
Infelizmente, por uma repentina e apressada revogação de autorização de funcionamento do circo na praça Arautos da Paz, Le Cirque aguarda da Justiça a confirmação de que não pode apresentar mais espetáculos nessa praça, o que interromperia sua temporada de 30 dias na cidade.
É motivo de tristeza de toda a população que um impedimento assim esteja ameaçando a permanência do circo em Campinas, já que há tantos anos os poucos grandes circos do país deixaram de visitar a cidade.
Mesmo assim, a imprensa local noticiou que a postura do circo é propositada afronta à lei e às normas do município. Diante desses argumentos, e em resposta a uma matéria do sábado de manhã, o Le Cirque redigiu a carta-resposta a seguir, que nos pediu para divulgar.
Como serviço social e informativo, e para a melhor informação da população que aprecia a Arte Circense, eis a resposta do circo :
"Le Cirque: desafio só pela cultura e lazer
Em consideração ao respeitável público que gera os aplausos e a satisfação dos que sobem ao picadeiro, o LE CIRQUE proclama e reitera que só tem um objetivo: compartilhar, cultura, lazer, diversão, alegria, companheirismo, arte e desafio de uma vida mais feliz e harmônica. Nunca de desafio a uma ordem judicial, ou de desrespeito a uma determinação do Judiciário. LE CIRQUE veio a esta cidade, como passou em milhares de outras, para mostrar a arte circense, milenar, saudável, que faz a alegria de crianças e adultos. Nosso objetivo nuca foi, e nem será, de criar polêmicas.
Reconhecemos que houve sim uma deliberação no sentido que o Circo deveria ser ‘desmontado’ no prazo de três dias, sendo certo que não houve determinação para que não pudesse funcionar, e realmente não há autorização da SETEC para funcionamento do Circo. Mas importante também é considerar que a SETEC, quando de seu parecer no pedido para funcionamento, disse que a responsabilidade para obtenção de funcionamento estaria a cargo da Secretaria da Cultura de Campinas, circunstância que já foi obtida, inclusive com recolhimento de taxas e despesas perante o Município.
É fato que o Circo só tem o intuito de propiciar à população em geral um bem estar saudável, ligado diretamente à cultura, de modo que seu funcionamento, a despeito de todo o ‘caos’ propagado, sempre procurou e tem procurado respeitar qualquer decisão que possa ocasionar transtorno à empresa. E ao respeitável público, nossa razão de existir!"
Artistas do Le Cirque, sobre o caso que chegou aos jornais de Campinas.
Aproveitamos, nós da Troupe Per Tutti, para agradecer a hospitalidade de todos os artistas do Le Cirque que nos receberam no fim de semana, e a todos que conversaram com o nosso palhaço Bonifácio.
Parabenizamos o Le Cirque pela qualidade de seu trabalho e artistas, e também pela grande preocupação de ser transparente, sincero e aberto ao diálogo sobre o caso da praça Arautos da Paz, para que em breve o mal entendido que ameaça sua permanência seja resolvido. Em prol do trabalho dos artistas e em benefício do seu público, o povo de Campinas!
Será que Campinas não tem outro local para oferecer ao circo? E será, mesmo, que Campinas nunca cobrou ingressos na praça Arautos da Paz, ou em outras praças públicas? São questões que a população está começando a levantar, diante de tanta polêmica que, ao que parece, afasta mais ainda o povo campineiro do acesso à Cultura.
Alexandre Cartianu