De TUDO um pouco... mas nem tanto!

Este é o Blog de Alexandre Cartianu. Ele sempre estará em manutenção (o blog!), por isso, não se incomode. Sinta-se em casa! Relaxe, fique à vontade para participar e colaborar. Aproveite muito, divirta-se e fique bem... SEMPRE!

My Photo
Name:
Location: Campinas, SP, Brazil

Monday, June 07, 2010

Le Clochard Clown - O mendigo palhaço

Fotos: Dilermando P. Galves dos Santos

*
A Troupe Per Tutti de Comédia Clássica sempre apoiou a Ecologia, a proteção dos recursos naturais de nosso planeta, e todo o equilíbrio ambiental que, infelizmente, está cada vez mais ameaçado pela falta de planejamento e sustentabilidade do progresso humano, pela exploração predatória e pela poluição criminosa.

Em Campinas, os moradores de Barão Geraldo organizaram uma Campanha Ambiental pela salvação do Ribeirão das Pedras, um dos afluentes do Ribeirão Anhumas, ambos recebedores diretos de esgoto não tratado, e todo tipo de poluição da cidade.

A situação é alarmante, mas se houver ainda alguma ação política corajosa e interessada em investir dinheiro público em medidas urgentes de tratamento do esgoto, despoluição das águas, reflorestamento e preservação de matas ciliares, e fiscalização ambiental, o problema poderá ser resolvido em alguns anos.


Nós, da Troupe Per Tutti, estivemos presentes ao evento, com um personagem tradicional do circo, o Clochard, ou Mendigo, com um interesse musical muito incomum.

Nosso "clownchard" denunciou, em protesto harmonioso, a pobreza da política pública em relação a assuntos ambientais como este, que já foram tão divulgados, e tanto já ocuparam a imprensa com notícias sobre epidemias, contaminação, enchentes causadas por entulho, mau cheiro, entre outras.

Há anos, nada é feito para salvar o Ribeirão das Pedras. E assim, a população vai perdendo recursos naturais irrecuperáveis num futuro que se aproxima. Nosso clown, infelizmente, foi o único clown presente no primeiro dia da Campanha.

Esperamos que tenhamos passado nosso recado, representando, pelo menos, o Circo, a saúde da Natureza, e todos os artistas que apóiam manifestações populares tão importantes como esta campanha reivindicatória, produzida pela Associação de Moradores de Barão Geraldo. Parabéns a todos os organizadores, e aos voluntários que, como nós, estiveram presentes colaborando com a conscientização da população a respeito do problema do Ribeirão das Pedras.

Agradecemos, especialmente, ao fotógrafo, mais um artista voluntário, que gentilmente cedeu a nós este maravilhoso registro e trabalho artístico. São imagens lindas, que falam por si, de nossa paixão pela Arte e interesse pela causa ambiental.
Alexandre Cartianu - acartianu@gmail.com

2 Comments:

Anonymous Erika said...

Eu adoro esta foto!

4:48 PM  
Anonymous JUNIOR RAMOS said...

O grupo anarquia teatral da cidade de vinhedo ficará muito feliz com a presença de vocês na cidade.

ps: JUNIOR RAMOShttp://JUNIORTEATROEMUSICA.BLOGSPOT.COM/

5:29 AM  

Post a Comment

<< Home